cbc7df4aa34321cbded18021b0a6db07.jpg
24d2cfb65a8bf2de4f27582070780c00.jpg
Vouzela

Situado na região Dão Lafões, o concelho de Vouzela só recentemente viu a atividade industrial assumir-se como setor estruturante da sua economia, registando um crescimento significativo nos últimos anos.

A passagem do IP5/A25 pelo concelho e a existência de duas zonas industriais (Campia e Vouzela) permitiram desenvolver a atividade industrial, atraindo um conjunto importante de empresas nacionais e estrangeiras.

Na distribuição dos ativos, constata-se uma afetação maioritária ao setor secundário (43%), face aos setores terciário (41%) e primário (16%). As atividades primárias são assim as que ocupam menor percentagem da população ativa, tendo deixado de ser o principal setor empregador do concelho de Vouzela.

Vouzela é, no entanto, um concelho com uma forte tradição agropecuária que, até há poucos anos, constituía a base da estrutura produtiva deste setor. A atividade florestal encontra também no concelho de Vouzela condições bastante favoráveis para o seu desenvolvimento, uma vez que quase metade dos terrenos rurais são ocupados por floresta.

A estrutura económica do concelho de Vouzela tem ainda observado, nos últimos anos, um forte processo de terciarização, existindo um leque cada vez mais diversificado de unidades comerciais e de serviços.

Em termos turísticos, Vouzela é procurada por muitos "bons garfos", que têm num dos ex-líbris gastronómicos do concelho, a Vitela de Lafões, um excelente motivo para uma visita.