A agricultura foi, no passado, o principal meio de sobrevivência dos habitantes de Carregal do Sal, mas o passar do tempo levou a que esta atividade fosse remetida para segundo plano.
No concelho, que tem perto de dez mil habitantes, predominam as atividades ligadas ao setor terciário, seguidas pelas do secundário, apesar de a agricultura ser ainda o meio de subsistência da população com mais de 50 anos.
O azeite e o vinho do Dão são dois produtos que assumem, ainda hoje, uma importância significativa. Carregal do Sal é servido por importantes vias de comunicação, que lhe permitem o acesso rápido e em condições razoáveis ao resto da Europa, quer pela estrada, quer pela linha férrea da Beira Alta.
O concelho tem um vasto património arqueológico e arquitetónico, de onde se destaca o túmulo do Cavaleiro Fernão Gomes de Góis e o Dólmen da Orca, e imponentes solares e casas solarengas dispersas pelas freguesias de génese medieval.
Um local muito procurado pelos visitantes é a casa de Aristides de Sousa Mendes em Cabanas de Viriato, atraídos pela história do cônsul de Portugal em Bordéus que, aquando do Holocausto, salvou a vida a milhares de judeus.