cbc7df4aa34321cbded18021b0a6db07.jpg
24d2cfb65a8bf2de4f27582070780c00.jpg
Moimenta da Beira

Moimenta da Beira, concelho marcadamente agrícola no distrito de Viseu, onde predomina a fruticultura e a viticultura, começa a despontar a indústria, nomeadamente de extração, em grande escala, de granitos e mármores.

É neste concelho que tem sede a maior empresa extrativa de granitos de grande porte da Europa, que exporta para todo mundo mais de 80% da sua produção.

Outras indústrias, designadamente do setor do alumínio, têm também surgido em número significativo, a maioria delas com pendor exportador.

Na área agrícola, o destaque vai para a produção de maçã, a de altitude e a de bravo de Esmolfe, considerada a mais saborosa e nutritiva de todas, embora os vinhos e espumantes produzidos pela Cooperativa Agrícola do Távora tenham também algum destaque.

Patrimonialmente, o concelho tem uma riqueza assinalável, com um conjunto de necrópoles antropomórficas das mais ricasdo país. O património edificado é também importante, com numerosas igrejas e igrejinhas, casas solarengas e pelourinhos com séculos de existência.

Moimenta da Beira é ainda rica culturalmente, com escritores de renome, como Aquilino Ribeiro, o poeta Luís Veiga Leitão ou o contista, pioneiro do neorrealismo, Afonso Ribeiro.

Apesar de se tratar de um concelho com uma taxa de envelhecimento algo acentuada, o índice em número de alunos matriculados está acima da média verificada na região.