cbc7df4aa34321cbded18021b0a6db07.jpg
24d2cfb65a8bf2de4f27582070780c00.jpg
Cinfães

O concelho de Cinfães, localizado entre os rios Paiva e Bestança e debruçado sobre as águas do Douro, é predominantemente rural, com a criação de gado ovino e bovino a ser uma das atividades que continua a interessar os agricultores.

Neste concelho está sediada a Associação Nacional de Criadores da Raça Arouquesa (ANCRA) que, além do apoio que presta aos agricultores, promove esta raça na região. A qualidade destas carnes é aproveitada para confeção de pratos gastronómicos típicos, acompanhados pelos vinhos verdes produzidos na região.

Dando suporte a estes dois produtos endógenos está a paisagem envolvente proporcionada pelo Rio Douro e pela Serra de Montemuro, que atraem visitantes. Segundo dados de 2009, o concelho de Cinfães conta com 456 empresas, 21% das quais ligadas à produção imobiliária e à construção de edifícios, 18,2% à agricultura e 15,6% ao comércio a retalho. A história de Cinfães está ligada aos Cavaleiros Templários, que ali possuíram fortalezas, como a torre da Chã ou a torre dos Pintos.

A par deste interesse histórico, que atrai muitos visitantes, possui vasto património, como as igrejas românicas de São Cristóvão de Nogueira ou a da Senhora de Cales.

Este património, a par das paisagens privilegiadas, assume-se como promotor do turismo local.